Ontem recebemos nosso pedido de um único dispositivo Gridseed DualMiner de 5 chips que é capaz de minerar Scrypt com um hasrate de 300 KHS de acordo com a descrição do dispositio, então já brincamos um pouco com ele e estamos prontos para compartilhar o que é nossas primeiras impressões. Alguns dias atrás, também compartilhamos nossas primeiras impressões do DualMiner USB Scrypt ASIC que usa um único processador Gridchip GC3355. O dispositivo de chip único funcionou muito bem e, embora precise de um pouco mais de melhoria no lado do software, é bem projetado e funciona bem em termos de hardware. Então, estávamos ansiosos para experimentar a versão mais poderosa de 5 chips que na verdade não sabemos como chamar exatamente ainda – Gridseed Golden Orb, Gridseed 5-chip Dual Miner, Lightningasic DualMiner – tem todos esses nomes com algumas variações na cor do cooler – ouro, prata ou vermelho. O hardware interno permanece o mesmo, no entanto, capaz de minerar BTC e LTC ao mesmo tempo ou apenas criptografar Scrypt como LTC com um desempenho superior ao trabalhar no modo de mineração dupla. Não nos importamos com as capacidades de mineração BTC do dispositivo, então vamos nos concentrar apenas nas capacidades e desempenho de mineração LTC (Scrypt).
De fora, o minerador parece muito bom, então o abrimos para ver qual é a qualidade de construção dentro do dispositivo – verificando os componentes e o design de resfriamento. Infelizmente não podemos dizer que estamos felizes com o que vimos por dentro. Embora o design do PCB seja bom e pareça bem feito, os componentes adicionais na parte superior e a fiação decepcionam. Vemos fita adesiva usada para isolar componentes como, por exemplo, a placa USB para COM, solução amadora para o botão ao lado da tomada do adaptador, etc. Além disso, nossa unidade tinha dois dos fios da placa USB para a placa COM esmagados pela parte inferior do o refrigerador sobre um dos chips Gridseed. Isso poderia causar problemas com o resfriamento e também com a comunicação entre o dispositivo e o computador que o alimentava com o trabalho, então tivemos que consertar parte da fiação e do isolamento para evitar possíveis problemas no futuro. Podemos dizer, no entanto, que não gostamos muito da qualidade de construção para algo que atualmente é vendido muito caro, parece amadorístico e como se tivesse sido montado na garagem de alguém sem controle de qualidade adequado. Nós realmente esperávamos mais, especialmente depois de ver como o minerador USB de chip único foi feito …
Depois de consertar o hardware dentro do minerador, era hora de ligar o dispositivo e testá-lo. Portanto, tivemos que procurar algumas instruções de como usá-lo, bem como drivers e software de mineração (nenhuma documentação ou software foi incluído). Na verdade, tivemos alguns problemas para que o minerador fosse devidamente reconhecido em metade dos computadores que testamos – os drivers não funcionaram corretamente ou não atribuíram uma porta COM para o dispositivo – ele está conectado por meio de uma porta USB. Então, para nossa surpresa, tivemos que usar uma versão modificada do cpuminer que funcionasse com o dispositivo e esse software realmente carece de recursos avançados que são encontrados no cgminer, por exemplo. O software do minerador ainda não fornece um relatório local sobre o hashrate real do dispositivo, ele mostra apenas 0 KH / S, então você tem que confiar no hashrate relatado pelo pool. Também não há informações adequadas sobre compartilhamentos obsoletos ou erros de hardware, portanto, no lado do minerador de software, há muito trabalho a ser feito para uma experiência adequada do usuário – precisamos de pelo menos uma versão recente do cgminer modificada para suportar o dispositivo ASIC.
Passando para o consumo de energia do minerador Scrypt ASIC de 5 chips. Pelas especificações, o dispositivo deve consumir cerca de 8W para o Scrypt apenas para mineração e 60W para o modo combinado Scrypt e SHA-256 (LTC e BTC). Estamos interessados apenas na funcionalidade de mineração Scrypt do dispositivo, então esperávamos ver um consumo de energia muito baixo, mas para nossa surpresa o wattímetro mostrou 56W. Parece que, embora não estejamos minerando BTC com o minerador, essa funcionalidade ainda está ativa e o consumidor do minerador pode funcionar como se o dispositivo estivesse funcionando nos modos de mineração BTC e LTC. Lemos que aparentemente há uma atualização lançada para corrigir o problema de consumo de energia, mas lançada apenas como um código-fonte para o minerador e você precisa ser capaz de compilá-lo sozinho – quase nada que a maioria dos mineradores seja capaz de fazer por conta própria.
Então, para concluir nossas impressões iniciais. Parece que esses Gridseed Dual Miners de 5 chips estão longe de estar prontos para serem lançados para os usuários finais, no entanto, a empresa (empresas) que os fez os apressou no mercado devido à demanda do usuário. Eles não parecem bem construídos com bom controle de qualidade, o software de mineração está em uma forma muito básica apenas para dizer que está disponível e funciona. Não há documentação detalhada para configuração e uso, então você terá que descobrir algumas coisas sozinho … sem mencionar qualquer suporte, então se você tiver um problema, terá que contar com a ajuda da comunidade de mineração. Parece que esses dispositivos Gridseed ASIC de 5 chips nem mesmo estão em Beta, eles são mais como um produto de estágio Alfa lançado no mercado. Supomos que a Gridseed nem mesmo considerou usá-los como unidades separadas, mas tinha em mente vendê-los em pacotes de 10 ou 20 orbs com um controlador adicional ao qual eles seriam conectados e controlados. Pedimos uma única unidade apenas para testá-la antes de decidir se vale a pena ir para uma solução de 10 (3 MHS) ou 20 unidades (6 MHS), mas depois de ler sobre os problemas que as pessoas estão tendo com isso e nós mesmos tendo problemas com os dispositivos de esfera única, podemos dizer que não estamos felizes com o que recebemos pelo nosso dinheiro. Esperávamos muito mais e, na verdade, um produto acabado, não uma solução incompleta que você pode esperar que funcione de alguma forma e não cause problemas. Não podemos recomendar a um usuário médio ou minerador esses dispositivos, se você é um cara técnico com muita experiência e conhecimento em mineração e mineração (incluindo software), você pode gostar do desafio. Os ASICs USB DualMiner de chip único, no entanto, são um produto muito mais acabado e amigável, então você pode querer dar uma olhada por agora e ficar longe dos dispositivos maiores de 5 chips até que se tornem uma solução mais completa e funcionando corretamente.